Solidariedade

Jovem santa-mariense quer vencer doença rara

Aprender a conviver com a dor, foi isso o que a santa-mariense, Natasha Belous, 28 anos, aprendeu nos últimos 13 anos quando foi diagnosticada com uma doença rara e sem cura. A Síndrome Lombar e Hematúria (LPHS, sigla em inglês), que provoca dores agudas nos rins, transformou a rotina da família. Natasha é a única pessoa do Brasil diagnosticada com a doença que desafia os médicos. Conforme a mãe dela, Elizabete Belous, até os 15 anos, a jovem levava uma vida normal.

Repentinamente, dores muito fortes na região lombar provocaram uma reviravolta na vida da jovem. Foram quatros anos, inúmeros especialistas até que se tivesse o resultado. Natasha tinha uma doença rara e ainda desconhecida no país, que acomete pouco mais 600 pessoas no mundo todo.
- É um diagnóstico de exclusão até que se chegue a LPHS. Tem uma séria de doenças que podem ser confundidas, como formação crônica de cálculo renal - explica Elizabete.

Em 2011, Natasha passou por um cirurgia para a retirada do rim esquerdo. Depois disso, foram três anos de uma vida normal, parecia que a família havia chegado à cura. Natasha terminou o Ensino Médio, fez cursinho, passou para o curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porém, no quinto semestre da faculdade, as dores recomeçaram.

Atualmente, Natasha está internada no Hospital Regional da Unimed. Há sete meses, recebe altas doses de medicação para dor no aguardo da transferência para Curitiba, onde deve se submeter a um novo tratamento.
- Estamos muito esperançosos com os procedimentos, mas são caros e não são cobertos pelo plano de saúde - lamenta Elizabete.

Para arrecadar dinheiro para ajudar no tratamento, a família recebe doações por meio de um blog e, também, em eventos solidários, como o jantar baile que ocorre neste sábado, em Camobi.

O tratamento em Curitiba custará em torno de R$ 200 mil. A família espera viajar em março para dar início ao tratamento de Natasha.

Jantar Beneficente
- Onde - No salão do Centro Comunitário (Faixa Nova de Camobi esquina com José Manhago), a partir das 21h
- Quanto - R$ 25
- Atrações - Jantar (estrogonofe, arroz, batata palha e saladas) e festa com animação do Trio Melodia
- Informações - (55) 8416-0502 e 9977-3427

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

AES Sul espera normalizar o abastecimento de luz até a 1h de sábado

Próximo

Convênio para realizar o carnaval em Santa Maria será com Associação Amigos do Balé da Cidade

Geral